Cronograma

 

O Cronograma oficial do evento, não exclui eventos extraordinários que possam entrar no decorrer do curso.

 

MAIO

14/5 – Segunda-feira 19h  às 21h

Palestra inaugural com o professor Jessé de Souza, Sociólogo, pesquisador, ex-presidente do IPEA.

21/5 – Segunda-feira 19h  às 21h

Professor João Batista Damasceno, Doutor em Ciência Política e juiz de direito, Membro da Associação Juízes para a Democracia/AJD

Desembargador Siro Darlan

JUNHO

11/6Segunda-feira 19h  às 21h   – 

Eugênio José Guilherme de Aragão (Rio de Janeiro, 7 de maio de 1959) é um jurista e advogado brasileiro que integrou o Ministério Público Federal de 1987 até 2017 e foi Ministro da Justiça em 2016, no governo Dilma Rousseff.

É professor titular de Direito Internacional da Universidade de Brasília (UnB), pela qual é graduado em direito. É mestre em Direito Internacional pela Universidade de Essex (Inglaterra) e doutor em direito pela Ruhr-Universität Bochum (Alemanha).

Eugênio se notabilizou por suas críticas a Operação Lava Jato e a alegação de que a operação está destruindo a economia.

25/6 – Segunda-feira 19h  às 21h

Márcia Tiburi,  é graduada em filosofia e artes e mestre e doutora em filosofia (UFRGS, 1999). Publicou diversos livros de filosofia, entre eles  “As Mulheres e a Filosofia” (Ed. Unisinos, 2002), Filosofia Cinza – a melancolia e o corpo nas dobras da escrita (Escritos, 2004); “Mulheres, Filosofia ou Coisas do Gênero” (EDUNISC, 2008), “Filosofia em Comum” (Ed. Record, 2008), “Filosofia Brincante” (Record, 2010), “Olho de Vidro” (Record 2011), “Filosofia Pop” (Ed. Bregantini, 2011) e Sociedade Fissurada (Record, 2013), Filosofia Prática, ética, vida cotidiana, vida virtual (Record, 2014). Publicou também romances: Magnólia (2005), A Mulher de Costas (2006) e O Manto (2009) e Era meu esse Rosto (Record, 2012). É autora ainda dos livros Diálogo/desenho (2010), Diálogo/dança (2011), Diálogo/Fotografia (2011) e Diálogo/Cinema (2013) e Diálogo/Educação (2014), todos publicados pela editora SENAC-SP. Em 2015 publicou Como Conversar com um fascista – Reflexões sobre o Cotidiano Autoritário Brasileiro (Record, 2015). É colunista da revista Cult.

 

JULHO

09/7 – Segunda-feira 19h  às 21h  Sérgio Gabrielli

Gabrielli é graduado em Economia pela Universidade Federal da Bahia onde também obteve mestrado com a dissertação Incentivos Fiscais e Desenvolvimento Regional.

Em 1987, obteve o título de PhD em Economia pela Universidade de Boston, com dissertação sobre o Financiamento das Estatais durante o Governo Geisel. Entre 2000 a 2001 foi pesquisador visitante na London School of Economics and Political Science, em Londres.

Na UFBA, foi pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, diretor da Faculdade de Ciências Econômicas e coordenador do Mestrado em Economia. Foi também superintendente da Fundação de Apoio a Pesquisa e Extensão (FAPEX).

Escreveu diversos artigos e livros sobre reestruturação produtiva, mercado de trabalho, macroeconomia e desenvolvimento regional.

Foi considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.

É membro não executivo do Conselho de Administração do Itaúsa S.A. e membro do Conselho de Administração e Comissão para a Estratégia Internacional da Galp Energia.[5] Além de ter sido membro dos Conselhos de Administração das subsidiárias da Petrobras: Gaspetro, Petrobras Distribuidora (BR), Petroquisa, PBio (Petrobras Biocombustível), Transpetro e Petrobras Argentina.

Em 23 de janeiro de 2012, anunciou sua saída da presidência da Petrobras para assumir a chefia de uma secretaria de Estado no Governo da Bahia.[6] Assumiu o cargo de Secretário do Planejamento da Bahia em 9 de março de 2012 e comanda um programa de rádio que é veiculado todas as quintas nas rádios baianas onde comenta das ações do governo do Estado, e temas conjunturais e de pesquisas (emprego e desemprego, comércio varejista, indústria e resultados do PIB) e avaliando a economia regional, nacional e internacional.

 

16/7 – Segunda-feira 19h  às 21h  Aguarde.

 

 

10 comentários sobre “Cronograma”

  1. Esse curso deveria ser também via web. Estarei em Salvador no mês de junho e não poderei participar de forma presencial.

    Qual o endereço do curso?

  2. Parabéns pela iniciativa! A palestra fantástica do prof Jessé Souza tem gostinho de quero mais, pois nos instiga a conhecer ainda mais e nos motiva a lutar. Gostaria de deixar aqui algumas outras sugestões que talvez possam enriquecer esse debate, como: O prof. Marcos Pedlowski da UENF que escreve o blog https://blogdopedlowski.com/ , a profa. Denise Lobato Gentil da UFRJ, prof. Gaudêncio Frigotto da UERJ, Prof Waldeck Carneiro da UFF e prof. Vladimir Safatle da USP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *